Infertilidade

A infertilidade é definida em todo casal que está tendo relações sexuais periódicas e frequentes sem o uso de método anticoncepcional por mais de 1 ano, e que não consegue o objetivo da gravidez.

Em torno de 50% dos casos, a causa é masculina, então em todo casal que  exista problema de infertilidade, o homem deve ser investigado.

A avaliação é feita com base na história clínica, na qual detectamos  fatores de risco como o tabagismo, uso de medicações e cirurgias prévias. O exame físico dos testículos avalia o volume e a presença de alterações como varicocele, que são varizes no escroto. A análise do esperma nos mostra a quantidade e qualidade dos espermatozoides e o ultrassom testicular com doppler fluxo, permite avaliar pequenas alterações que podem não ser detectadas no exame físico.

A causa de infertilidade masculina mais comum é a varicocele, que acomete cerca de 20% dos homens, embora nem todo paciente com varicocele tenha infertilidade.

O tratamento da varicocele é realizado por meio de uma cirurgia simples e nos demais casos o tratamento é clínico, pautado na eliminação dos fatores de risco e tratamento medicamentoso para melhorara quantidade e qualidade dos espermatozoides.