Laser na Urologia

 

O Laser pode ser utilizado no tratamento de diversas doenças urológicas, desde as mais simples como no tratamento de lesões genitais (condilomas) até as mais complexas como no tratamento de câncer urogenital.

A utilização mais comum do laser em urologia é no tratamento dos cálculos renais (pedras nos rins). O uso do laser no tratamento dos cálculos é hoje a melhor forma de tratar esta doença, pois tem altas taxas de sucesso (> 90%) e é um procedimento minimamente invasivo, o que permite ao paciente ter alta hospitalar precoce, muitas vezes no mesmo dia  ou no dia seguinte e em pouco tempo, retornar à sua rotina diária de vida.

A cirurgia é feita a partir da introdução de um ureteroscópio, que possui uma microcâmera muito fina. Esse aparelho é introduzido através da uretra, passando pela bexiga, ureter e pode chegar ao rim, permitindo acesso e visão direta do trato urinário até chegar ao cálculo. Neste momento, colocamos a fibra do laser dentro deste aparelho, permitindo a fragmentação e retirada dos fragmentos com o auxílio de uma pinça em forma de cesta.

Este procedimento é bastante seguro, com baixas taxas de complicação (1-4%), rápido e com excelente resultado estético, pois não há nenhum corte na pele.